top of page

  A revolta republicana mais longa contra o Império  foi a Guerra dos Farrapos, os grandes proprietários de terras gaúchas, sentiam-se desfavorecidos pelas  leis federais, principalmente pelos impostos considerados excessivos. Negociações  com o governo regencial  foram feitas. Porém  as negociações  foram consideradas  insatisfatorias, criando uma grande tensão até a guerra ser declarada em 20 de setembro  de 1835.

Bandeira do Rio Grande do Sul, país protagonista na Guerra dos Farrapos.

  Para conquistar mais independência foi necessário  juntar as tropas dos generais que aceitaram à causa, formando assim o exército  farroupilha. Mas na verdade os verdadeiros protagonistas foram os negros, índios, mestiços e brancos pobres, que lutaram de forma digna buscando um futuro melhor.

O mapa acima demonstra as revoltas que ocorreram no Brasil em seus respectivos estados.
A imagem demonstra um grupo que representou os Lanceiros Negros.

   Os negros recrutados  para o grupo Lanceiros Negros eram os melhores domadores de cavalos, suas lanças  eram muito maiores, seus corpos robustos e a sua perfeita disciplina os tornavam um terror as tropas imperiais. Vale ressaltar que entre  os comandantes e em altos cargos, não havia  nenhum  negro, apenas brancos. A participação  decisiva dos Lanceiros Negros foi ressaltada pelo republicano Giuseppe Garibaldi. "O herói  dos dois mundos".

  Após lutarem bravamente durante 10 anos, não  por ganharem dinheiro  ou fama, apenas por liberdade, os lanceiros negros foram cruelmente  traídos  no dia 14 de novembro de 1844, o episódio  mais vergonhoso da guerra dos Farrapos, que ficou conhecido como “O Massacre de Porongos”. Desarmados por seu comandante, esses homens foram entregues a uma luta pré-arranjada pelo seu comandante Canaborro, a Caxias.

  Para incentivar  os negros escravos a lutarem, Antônio  de Souza Netto, um general, teve a ideia de oferecer aos escravos a liberdade  após a guerra, inicialmente  a ideia  foi recusada, porém após  a "derrota de Fanfa", onde Bento Gonçalves foi preso e o exercito teve quedas, eles não pensaram  duas vezes ao oferecer para conseguir mais engajamento dos negros. Criando assim, a conhecida unidade militar, os Lanceiros  Negros.

Retratro de um Lanceiro Negro, óleo de Juan Manuel Blanes

Autores: Ísis Corrêa, Lara Eifert, Lucas Aurélio,  Nicole Viergas,Thielly Fiss e Vitória Cardoso.

Colégio Pastor Dohms- Unidade Zona Sul

Porto Alegre

Rio Grande do Sul

Brasil

bottom of page